“Certificado Gemológico” ou “Relatório Gemológico” e qual é o nome correto?

 

A principal atribuição de um Laboratório Gemológico ou de um profissional Gemólogo independente, é a de analisar um determinado item gemológico e “Relatar” através de um documento apropriado chamado de Relatório Gemológico os resultados de suas análises daquele item. 

Laboratórios Gemológicos ou especialistas autônomos em gemologia emitem esses relatórios para descrever por exemplo diamantes, pedras preciosas naturais ou sintéticas soltas ou cravadas em joias, influenciando diretamente o preço desses itens. 

Para o cliente, esse relatório funciona como uma garantia de autenticidade do item e a valorização do produto adquirido.

Então por que acontece essa confusão de termos para definir o nome do documento? 

Existe uma certa desinformação do próprio mercado de gemas e joias assim como de pessoas que não possuem o conhecimento especializado fazendo com que certos Laboratórios Gemológicos ou Gemólogos independentes chamem erroneamente esse documento gerado de “Certificado”, quando tecnicamente o termo correto é “Relatório” ou “Parecer” ou até “Documento” mesmo. 

Fica claro também que Laboratórios Gemológicos não são órgãos ou entidades por essência Certificadoras de itens portanto não emitem “Certificados”. 

Detalhando um pouco mais:

  • Um Relatório Gemológico somente é emitido por um Laboratório ou um especialista após a realização de uma série de testes padrão sobre o item analisado.

 

  • Os resultados apresentados no Relatório Gemológico são obtidos através de múltiplas leituras de equipamentos, medições, interpretação de gráficos analíticos, observações, comparações e, evidentemente, das opiniões de um ou vários especialistas.

 

  • Porém, pequenas variações nos resultados em função de alguns parâmetros, equipamentos, leituras ou opiniões podem ocorrer entre laboratórios e técnicos, dependendo de seus padrões de classificação, ambiente de teste, experiência, tecnologias empregadas, entre outros fatores.

 

  • Após a conclusão da inspeção, os resultados da identificação e/ou classificação serão registrados e formalizados em um Relatório Gemologico impresso e este expressará a opinião independente do laboratório sobre o item examinado no momento da inspeção.

 

  • O conteúdo do Relatório Gemológico basicamente deve incluir os seguintes parâmetros: a descrição completa do tipo da peça como peso, dimensões, cor, pureza, formato, estilo de lapidação, sua natureza assim como sobre a presença de inclusões e se ela foi submetida a algum tipo de tratamento. 

 

  • Quando gemologicamente identificáveis os tratamentos às quais as gemas foram submetidas devem ser informados ao cliente assim como quaisquer outros dados que o Laboratório considere necessários e constarão no Relatório Gemológico. O Laboratório pode de forma opcional incluir uma fotografia da peça, tirada durante a fase de inspeção.

 

  • Quaisquer fotografias e/ou ilustrações apresentadas no Relatório Gemológico servem apenas como indicação do item examinado, observando que a foto pode parecer um pouco diferente da peça original ou pela sua qualidade ou resolução podendo não ser suficientemente descritiva da mesma.

 

  • Como um Relatório Gemológico tem como objetivo descrever as características do material, ele não representa de forma alguma uma avaliação ou garantia monetária não atribuindo valor algum ao item analisado, portanto não deverá ser apresentado como um “Certificado” de avaliação inferindo qualquer valor da peça analisada.

 

  • Outro aspecto legal importante é que normalmente mundialmente falando, os laboratórios eximem-se de qualquer garantia quanto à disponibilidade, precisão, integridade, correção ou confiabilidade dos resultados expressos no Relatório, e expressamente renunciam, na máxima extensão permitida por lei, a toda e qualquer responsabilidade por danos diretos e indiretos ou possíveis perdas resultantes do uso do Relatório Gemológico por terceiros ou da confiança depositada no mesmo por parte do cliente.

 

Iniciar conversa
Fale conosco pelo Whatsapp
Escanear o código
Olá
Como podemos ajudá-lo? 💎🧐🔬