A ética é o propulsor do dilema moral que empresas do setor de gemas e joias enfrentam, fazendo com que muitas cortem relações com o mercado russo. Porém o maior impacto são as sanções a gigante mineradora de diamantes Alrosa, podendo afetar outros países além da Rússia, como a Angola e o Zimbábue.

O dilema moral é um dos principais fatores envolvidos diante de um cenário de guerra que se estende por mais tempo do que o se esperava. A ética é o propulsor do fator moral que fez com que diversas empresas do setor de gemas e joias cortassem relações com o mercado russo. Porém o maior impacto, poderá vir de sanções a maior mineradora de diamantes Alrosa.

FILE PHOTO: Diamonds are pictured during an official presentation by diamond producer Alrosa in Moscow, Russia Ferbuary 13, 2019. REUTERS/Maxim Shemetov

A Alrosa é a maior empresa de mineração de diamantes do mundo, responsável por 90% da extração de diamantes na Rússia e controladora de minas de diamantes em outros países como Angola e Zimbábue. Embora alguns especialistas projetem que as sanções vindas dos Estados Unidos, não irão afetar o mercado de diamantes angolano, a gigante russa detém 41% da Sociedade Mineira de Catoca, seguida da angolana Endiama 41% e da chinesa Lev Leviev International – LLI 18%.

Catoca é um dos grandes produtores mundiais de diamante, sendo a quarta maior mina do mundo a céu aberto e a maior empresa no setor diamantífero em Angola e está ativa desde 1996. As exportações de diamantes oriundos da Angola foram avaliadas no ano de 2021 em 1.150 milhões dólares.

Fato é que o governo dos Estados Unidos impôs sanções contra a mineradora Alrosa e a outras grandes empresas russas. Segundo o subsecretário do Tesouro para o Terrorismo e Inteligência Financeira, Brian Nelson “Estas ações, tomadas com o Departamento de Estado e em coordenação com os nossos aliados e parceiros, refletem o nosso esforço contínuo para restringir o acesso do Kremlin a ativos, recursos e setores da economia que são essenciais para alimentar e financiar a brutalidade do presidente russo, Vladimir Putin”.

Alrosa em números

Em 2021 a mineradora injetou na economia russa mais de 4,2 mil milhões de dólares (3,9 mil milhões de euros), elevando os diamantes ao patamar de uma das principais exportações russas de origem não energética.

Imagem: The Spectacle, crédito pela imagem, Alrosa.

Em 12 de maio de 2021 o The Spectacle, um incrível diamante de 100,94 quilates foi colocado à venda na Christie’s Magnificent Jewels de Genebra. O avaliado foi avaliado pelo GIA – notas altas por sua cor) e clareza (SI – Sem inclusões visíveis). O.0.0.0.0 quase realizado.0.0.0.0.0.0.000.000 equivalente.

Marcas de luxo

As pessoas sempre desejam acumular riqueza, estarem financeiramente estáveis e seguras e as gemas e joias são fonte de liquidez, representam segurança financeira diante de incertezas de mercado e flutuações no valor monetário de moedas. A exemplo da moeda russa, o rublo, que se desvalorizou 40% desde o início da guerra.

Estudos apontam um crescimento no mercado de gemas e joias, a Bain & Company e pela Antwerp World Diamond Center’s apontou que a receita no segmento de lapidação teve alta de 55% em 2021, contra 29% de vendas de joias. Já em 2022 a crise gerou uma verdadeira corrida do ouro, pessoas que possuíam recursos financeiros começaram a investir em joias, gemas e relógios.

Jean-Christophe Babin, presidente executivo de umas das principais joalherias do mercado de luxo, a italiana Bvlgari, que pertence ao conglomerado LVMH, afirma que o lucro foi impulsionado por negócios a curto prazo em que as pessoas procuravam investir em um negócio seguro.

Após pressão por parte da comunidade internacional, a LVMH, detentora de oito marcas de joias, decidiu interromper os negócios com a Rússia e anunciou a doação de um milhão de dólares para a Unicef, em benefício as vitimas e refugiados da guerra.

Feiras de Gemas e Joias na Ucrânia

Em maio de 2022 estavam programadas três feiras destinadas ao setor joalheiro na Ucrânia, a Jeweler Expo Ucrânia Kiev – Feira Internacional de Joias e a Bijuteria Kiev – Exposição internacional de joias e acessórios de moda. Ambas as feiras reuniriam expositores, lojistas, designers e visitantes em 4 dias de evento.

E o mercado, como fica?

Os mercados globais contam com alta inflação, taxa de juros alta, a persistência da pandemia e as incertezas da guerra e o impacto que ela causa e ainda causará.

Mediante a isto o mercado de gemas e joias segue aquecido, inclusive, segundo a especialista do Rapaport, Avi Krawitz “a liquidez melhorou e os preços dos diamantes subiram. Na verdade, eles ganharam significativamente nos últimos dois meses, já que os custos brutos superaram o aumento da demanda no varejo.”

Este aumento de demanda é o que já era esperado diante do sobe e desce do valor monetário de moedas, a exemplo do rublo.

Gemas e joias significam fonte de renda segura e não são afetadas do mesmo modo que outros itens, por crises e incertezas políticas e econômicas. Elas representam valor monetário relativamente constante, segurança financeira e liquidez.

Em todo o caso, ainda que a guerra não gere impacto imediato ao mercado de diamantes, gemas coradas e joias, incertezas a longo prazo podem gerar.

O comportamento e entendimento humano é volátil, assim sendo, a indústria deve acompanhar os desdobramentos do conflito e se preparar para atuar em diferentes cenários.

Autor: Esp. Ana Paula Assis

Iniciar conversa
Fale conosco pelo Whatsapp
Escanear o código
Olá
Como podemos ajudá-lo? 💎🧐🔬